Salvador recebe o evento ‘Virada Sustentável’ pela 4ª vez, evento ocorre nos dias 8, 9 e 10 de novembro.

A Virada Sustentável, maior evento da América Latina voltado a sustentabilidade, volta a acontecer na capital baiana e conta com atrações artísticas, exposições, culinárias e diversas realizações. 

Veja o que se destacou na 4ª edição do evento:

08/11: 

No Teatro Vila Velha, aconteceu o 1º prêmio “Boas Práticas Sustentáveis”, que visa premiar micro, pequenas e médias empresas sediadas na capital baiana e que possuam pacto social e ambiental positivo.

Na Casa do Benin, ocorreu a oficina Disco Xepa que distribuiu alimentos colhidos diretamente da Feira de São Joaquim.

O Palacete das Artes recebeu a exposição do projeto Catadoras de Luxo: Heroínas (In)visíveis, que abrange educação socioambiental, direitos humanos, fotografia e ativismo. Tendo como objetivo principal, por meio da exposição fotográfica e documental, dar visibilidade, autoestima e reconhecimento às catadoras. 

O primeiro dia ainda contou com a Kitanda das Ervas, levando a Oficina de Vaporização do Útero que proporcionou uma roda de diálogo entre mulheres acerca do poder das ervas para a cura de doenças, e ensinou práticas como o banho de assento e a vaporização do útero. 

9/11:

O Parque da Cidade recebeu a apresentação do artista independente, Pedro Pondé. 

Já a Praça da Sé contou com a apresentação musical do grupo Vitrola Baiana, que trouxe representação e resistência ao público presente. 

Na Cruz Caída, o projeto Cabaré Fora da Casinha levou ao público uma reunião de mulheres de diversos estados e países que, a partir do circo, dão visibilidade e fortalecem o  trabalho feminino e que proporcionaram entretenimento para o segundo dia de evento.

Na Praça Lord Cochrane, na Garibaldi, aconteceu a exposição dos curtas da Mostra Itinerante de Cinemas Negros, que roda o mundo dando voz e representatividade a cineastas negros brasileiros e de países africanos de língua portuguesa. 

10/11:

O último dia do evento foi marcado por grandes apresentações musicais, como o show de Saulo, no Parque da Cidade de Salvador, que contou com a abertura de Vitor Kelsh e as participações de Márcia Freire, Parksonoro, Tatau, Wil Carvalho e Malê. 

Apresentação da oficina freestyle de bike na programação da Casa La Frida e a participação do DJ Belle e mais, na Praça do Santo Antônio. 

No Hotel Wish da Bahia, a Virada Sustentável contou com o Painel de Medicina Canábica, que  abordou o potencial terapêutico da medicina canabinoide no Brasil e no mundo, contando com a participação de políticos, como o Deputado Federal Bacelar e diversos profissionais das áreas de medicina, direito, nutrição, entre outros. 

Quem esteve no largo Quincas Berro D’água, no Pelorinho, contou com a apresentação surpresa do grupo TrapFunk&Alivio, com participações de Dusgroovx e Emijota & Original Mélah

Já no Lalá Casa de Arte, aconteceu a Oficina de Customização de Figurinos, com a participação do músico Edgar e de Renan Soares. 

No Museu da Arte Moderna da Bahia (MAM), houve o Circuito SaladeArte que, a partir do ‘cineMAM’ disponibilizou o filme ‘Bacurau’ ao público.  

E para finalizar, o Largo do Pelourinho recebe a Folia Africana, com shows de Ministereo Público, Orquestra Reggae de Cachoeira, Xarope MC e de Djonga. 

Isso foi um pouco do que rolou na Virada Sustentável 2019, que novamente mostrou a importância da sustentabilidade e da representatividade em diversas escalas para o país, através de músicas, poesias, cinemas, culinárias e artesanatos que abordam temas políticos, culturais, sociais, entre outros. 

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora